Conheça os Benefícios da Hidroginástica para Saúde

A hidroginástica é um exercício aeróbico feito dentro da piscina, tendo como benefícios o emagrecimento e a fortificação dos ossos. Bastante praticada pela terceira idade, a hidroginástica vem sendo muito utilizada pelos jovens que procuram por um esporte tranquilo e que acima de tudo faz bem para a saúde. Afinal, o gasto calórico de uma hora aula sai em média 260 a 400 kcal.

Segundo especialistas, os exercícios aquáticos são mais agradáveis, divertidos e estimulantes, fazendo com que o número de adeptos cresça cada vez mais à procura dos benefícios da hidroginástica.

Esse esporte é normalmente feito em grupo, com músicas agitadas e um instrutor liderando a aula para que você não fique parado nem sequer um minuto.

Quem pode fazer hidroginástica

Engana-se quem pensa que fazer hidroginástica é apenas para as pessoas acima de 50 anos. Ela pode ser praticada por jovens, adultos e atletas que querem melhorar a sua saúde. Também pode ser feita por pessoas com obesidade e também por aquelas que possuem alguma patologia.

A hidroginástica também faz muito bem para as gestantes, já que combate as dores lombar e melhora a circulação do sangue, diminuindo o inchaço no corpo.

Se você é aquela pessoa que não sabe nadar, deve estar se perguntando se também pode praticar a hidroginástica. Mas, mesmo não sabendo nadar é possível sim, realizar uma boa atividade e obter resultados com os exercícios.

Benefícios da Hidroginástica para a Saúde

São muito os benefícios da hidroginástica, se feito com a prática bem regular e orientada. Nela você movimenta bastante as pernas, os braços, o abdômen, as costas, o corpo todo de um modo geral. Esses movimentos proporcionam um relaxamento muscular, e de certa forma, uma massagem no corpo por conta da pressão e do movimento da água.

Para começar a praticar, entenda melhor os benefícios que a hidroginástica trás para a saúde.

  • A hidro melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória, aumentando a força muscular, a flexibilidade e a circulação sanguínea, que faz com que garanta a sensação de bem estar.
  • Faz com que a pessoa emagreça por causa do forte treinamento esportivo, que queima muitas calorias.
  • Fortalece a saúde mental, já que as atividades são relaxantes.
  • Previne doenças crônicas, isso porque os exercícios exerce pressão nas articulações.
  • Reduz o mau humor e a ansiedade.
  • Garante uma gestação segura.
  • Tonifica os ossos, com a ajuda intensiva dos exercícios e com uma alimentação adequada.

Esses são alguns dos diversos benefícios que a hidroginástica pode lhe oferecer, isso claro, com exercícios praticados constantemente.

Cuidados na Hidroginástica

Assim como em qualquer atividade física, para começar a hidroginástica você deve tomar alguns cuidados.

  1. Consulte um médico para que ele possa lhe dizer se você está apto ou não a realizar exercícios.
  2. Procure um nutricionista, para ter uma alimentação regrada, evitando assim, as câimbras.
  3. Faça a hidro ao menos 3 vezes na semana durante 45 minutos
  4. Evite comer antes da aula
  5. Tome bastante água

Materiais Usados na Hidroginástica

Há vários equipamentos que utilizamos na hidroginástica. Mas esse exercício também pode ser feito sem o uso de materiais, já que os passos são praticamente todos aeróbicos. Caso você queira mudar um pouco o ritmo da sua aula, veja alguns equipamentos que podem ser utilizados na hidro:

  • Macarrão: É usado para exercícios de braços, pernas e abdômen.
  • Stef: Utilizado em exercícios de pernas
  • Bóias, podendo ser individuais ou duplas
  • Aquafins: Usado no punho e tornozelos
  • Halteres: Utilizados em exercícios de braço