Suor pode prejudicar o cabelo?

A transpiração durante atividade física ou quando o clima modifica é normal. É um sintoma de febre também. O suor é natural e saudável e a forma como o corpo regula a sua temperatura. Apenas quando em grande quantidade deixa algumas dúvidas: será que suor faz mal para o cabelo? E para a pele? Saiba mais!

Suor faz bem para o corpo!

A transpiração faz um enorme bem para o organismo. É uma das formas de eliminar líquido e com ele as impurezas ingeridas. O que não faz bem para o corpo ou está em quantidade excessiva será eliminado por meio de suor, urina e fezes.

O suor e a beleza na verdade combinam muito bem. A transpiração deixa a pele eliminar impurezas como radicais livres, ajudando na sua renovação e bom aspecto da pele. Não é à toa que a sauna é um dos ambientes preferidos como tratamento estético natural. Com a elevação da temperatura no vapor o corpo acelera a liberação de toxinas.

Suor e cabelo: combinam ou não?

O grande problema do suor é que o líquido em si não é nada puro. Você já deve ter sentido após uma quantidade enorme de exercícios físicos o rosto com um brilho maior. Ele está mais gorduroso porque a transpiração está auxiliando na eliminação de impurezas.

O mesmo acontece com o cabelo. O suor após atividades físicas acaba acumulando gordura nos fios. Para cabelos extremamente secos até ajuda um pouco por um dia ou dois, mas na constância causa o acúmulo excessivo de gordura na raiz. Isso pode causar a seborreia, mais conhecida como caspa.

A ironia do destino é que mesmo sem praticar exercícios físicos algumas pessoas podem sofrer um pouco com excesso de suor e transpirar na cabeça, afetando os cabelos. Pode ser um dia de clima mais quente, na praia ou durante alguma atividade com esforço. Não é anormal suor na cabeça, apenas deve receber o cuidado adequado.

Como tratar cabelos suados

Na verdade suor e cabelos não é uma combinação de todo ruim. É natural e seu corpo já espera por isso. A raiz dos fios já produz substância para proteger a fibra capilar das mais diversas fatalidades. O problema é permanecer com os fios suados por longos dias sem o tratamento adequado.

Permanecer com os cabelos suados por muito tempo pode causar:

  • Queda;
  • Seborréia (caspa);
  • Fios fracos;
  • Cabelos com aspecto de sujo;
  • Fios gordurosos.

A indicação dos especialistas é lavar os cabelos sempre após uma atividade física intensa. Sujou muito? Use o shampoo e condicionador de sua preferência. Para evitar mofo e outros problemas, após atividades noturnas é importante secar os fios com secador ou esperar o dia seguinte para uma lavagem.

Nos cabelos danificados e quebradiços por não terem tido um tratamento antecipado a dica é fazer uso de produtos fortalecedores. Hidratação semanal e tratamento com fortificantes como o Luminus Hair  pode ser de grande ajuda pela negligência com os fios ao longo dos anos.